É possível, sim, ter sucesso no varejo farmacêutico.

Sempre fui proprietário de farmácias e estou no mercado farma desde sempre, sei bem quais as dificuldades dos donos de farmácia, por isso, criamos a Alpha7, que desde 2011 oferece soluções para facilitar todo o processo de gestão nessas lojas.

Tenho acompanhado clientes e amigos, ouvido suas dificuldades e dúvidas, por isso, já realizamos alguns encontros para falar sobre soluções e dicas que ajudem empresários do ramo farmacêutico.

Vim aqui, a convite da Duarte Contabilidade, para falar sobre a necessidade de entender a experiência que você quer e precisa proporcionar ao cliente quando chega na sua loja.

É preciso entender que o contato dele com a sua marca pode ser pelo marketing, pelas redes sociais e até por indicações, é aí que começa o seu trabalho.

Como é esse primeiro contato? Quando ele passa pela sua farmácia, o que ele vê? Como está sua fachada, o aspecto da sua loja? Você se preocupar com o estacionamento, por exemplo? Há uma sinalização adequada? Você disponibiliza quantas vagas para carros e motos?

Vamos pensar pelo caminho que ele faz dentro da sua loja. Os produtos estão dispostos de acordo com o perfil desses clientes? As marcas investem tanto no design e comunicação dos seus produtos e isso não vai adiantar se eles estiverem escondidos, sem iluminação e mal posicionados. Soluções pensando no campo de visão do cliente são importantes, por exemplo, em 2002, criei uma última prateleira estendida, já que os produtos que estavam lá não vendíamos de jeito nenhum. Um cuidado com o detalhe, estendemos 10cm da última prateleira de baixo, com cantos arredondados para não machucar e pronto, funcionou, ficaram mais visíveis e a venda aconteceu.

Corredores devem ser largos, permitindo que um cliente veja um produto enquanto o outro consegue passar. Os produtos devem estar bem organizados, com layout estratégico, considerando rotina, sazonalidade e utilização. É importante utilizar os materiais promocionais, eles estão ali para ajudar a chamar a atenção para o produto.

Homens e mulheres têm hábitos e ponto de visão diferentes, a mulher anda pela loja, pensa no que mais precisa comprar, o homem entra na loja focado naquele produto que precisa. Isso deve ser levado em consideração. Produtos infantis devem estar no ponto de visão das crianças. Tudo isso deve ser bem pensado antes de definir layout e disposição dos produtos. As pessoas compram pelo que veem. A iluminação das prateleiras também é fundamental.

Outro ponto crucial para a experiência do seu cliente é o atendimento. Sua equipe deve ser bem treinada e oferecer uma boa lembrança ao consumidor. Ele precisa ser tão bem atendido que tenha vontade de voltar.

O setor de perfumaria precisa de atenção. Ele pode lhe trazer muito resultado em vendas e ser bem precificado. Preciso falar sobre a necessidade da contratação de uma perfumista, é ela que vai vender os produtos e marcas com maior valor agregado, ela precisa entender desses produtos e saber como abordar e oferecer ao seu cliente. Essa pessoa pode gerar muitos lucros para você.

Por fim, sugiro que o raciocínio seja sempre o mesmo: qual o valor e experiência sua loja entrega aos seus clientes? Pensando assim e colocando essas dicas em prática, resultados virão.

Espero ter ajudado.
Conheça nosso site, lá disponibilizamos alguns vídeos de treinamentos que oferecemos aos amigos do mercado farma, com mais informações sobre gestão.